EDUCAÇÃO INFANTIL Apresentação

APRESENTAÇÃO

Educação Infantil

É tempo das primeiras descobertas e de estabelecer a percepção do mundo ao nosso redor. Há a estruturação dos aspectos cognitivos, amadurecimento motor e formação dos traços individuais. A Educação Infantil é uma fase única no ciclo escolar e de grande importância para o crescimento humano. O Colégio Ápice busca oferecer aos seus alunos um ambiente propício e as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento de modo livre e prazeroso, através de muito carinho, atenção e estimulação. Por meio de atividades essencialmente práticas, desafiadoras, dinâmicas e lúdicas, a criança constrói gradativamente seu conhecimento de uma maneira essencial e significativa, sendo pautada pela própria curiosidade.

Com ênfase na interação social, autonomia e responsabilidade, cada aluno recebe uma atenção individualizada e se torna um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, fruto de um trabalho de criação, significação e ressignificação. Nossa proposta pedagógica prevê a valorização dos saberes prévios dos alunos, sendo que suas ideias consistem no ponto de partida para o alcance do objetivo final. O professor tornou-se um estimulador, mediador e facilitador da ação pedagógica, o qual tem como foco criar na criança uma relação positiva com os conhecimentos a fim de que descubra o prazer de aprender sempre mais. Ciente da importância de sua formação continuada, o docente deve estar constantemente buscando novas metodologias com forte senso crítico e uma postura investigativa.

Na Educação Infantil do COLÉGIO ÁPICE, a cultura do aprender através do brincar é levada a sério. Recebemos crianças a partir de um ano e seis meses de idade e, ainda assim, quando chegam aqui a maior parte delas está deixando o lar pela primeira vez. O COLÉGIO ÁPICE estimula o aluno a se expressar e descobrir o mundo orientado pelo diálogo e interação com os colegas e professores. São propostos desafios, despertando a curiosidade e permitindo à criança confrontar suas hipóteses com os saberes historicamente constituídos com o objetivo final de elaborar conceitos científicos. Predispomos nossos alunos à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.