INSTITUCIONAL Nosso Diferencial

DIFERENCIAL

Nossas Instalações

O QUE TORNA O COLÉGIO ÁPICE UMA ESCOLA IDEAL PARA SEU(A) FILHO(A)?

Além de toda nossa estrutura e metodologia de ensino, o Colégio Ápice oferece ao seu filho um atendimento diferenciado, priorizando as particularidades e o ritmo de desenvolvimento de cada um. Nossas salas de aula tem capacidade para um número máximo de estudantes, com 24 alunos por sala, fato que garante a qualidade de ensino e a dedicação do professor, dando a devida atenção a evolução e às dificuldades do seu filho. Além disso, prezamos por conceitos como educação, respeito e solidariedade, fundamentais no atual mundo globalizado.

AS ATIVIDADES EXTRA CLASSE

As atividades extra classe são propostas a fim de se complementar o aprendizado em sala de aula, sendo assim uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Em tais situações, os alunos podem aprender de uma maneira mais prazerosa, realizando experiências e vivenciando efetivamente os conteúdos apresentados. Tais atividades incluem visitas a teatros, parques, feiras culturais, acantonamentos, viagens, passeios de integração das turmas, entre outras; todas estas atendendo ao projeto pedagógico do Colégio. Para cada situação, enviaremos com antecedência informativos contendo a programação e os custos previstos, para análise e confirmação dos Srs. Responsáveis.

PROJETO DOM EMPREENDEDOR

Dom Empreendedor

Sempre buscando formar cidadãos conscientes e bem preparados, o Sistema de Ensino Dom Bosco traz uma novidade que vai fazer toda a diferença para nossos alunos e nossa escola. É o programa Dom Empreendedor. Um projeto educacional único, feito em parceria com o Sebrae no Paraná, que oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar os principais processos do dia-a-dia de uma empresa – planejamento, execução e operacionalização.

Com aplicações adequadas a cada nível de ensino e uma programação educativa instigante, o programa Dom Empreendedor busca incentivar aptidões e ampliar competências, estimulando os alunos a se tornarem empresários juniores e preparando-os para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Pequenos empreendedores, grandes negócios: casa série do Ensino Fundamental cria uma empresa fictícia num segmento específico e predefinido, trazendo idéias e desenvolvendo uma potencial gerencial e estratégico.

O RECANTO ÁPICE

Recanto Ápice

O Recanto Ápice é um espaço completamente planejado e destinado aos nossos alunos. São seis mil metros quadrados repletos de área verde, onde as crianças podem se divertir, entrar em contato com a natureza, realizar experiências e viver momentos incríveis junto aos seus colegas e professores. O Recanto Ápice localiza-se no interior de um condomínio privado a apenas três minutos do paço municipal, oferecendo todo o conforto e segurança para os alunos. Para a Educação Infantil, são agendadas visitas mensais ao local, avisadas com antecedência e mediante à autorização dos responsáveis. Nessas ocasiões, as crianças têm a oportunidade de se divertir no parque, visitar e cultivar a horta e o pomar, brincar no parque, além de fazer um delicioso lanchinho coletivo com os amiguinhos. Já o Ensino Fundamental e o Ensino Médio podem usufruir desta área para realização de experimentos e pesquisas de campo, também através de visitas agendadas.

AULAS DE XADREZ

Aulas de Xadrez

O xadrez consiste num excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.

Esta atividade é considerada como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como Matemática, Artes, História, Geografia, além da Ética. A proposta de se inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem objetiva preparar o aluno para que este seja capaz de tomar decisões em situações que exijam o raciocínio rápido, buscando também formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

MUSICALIZAÇÃO

Musicalização

Em nossa escola, a formação da personalidade do educando, encarada sob seu aspecto global, tem na música o mais alto elemento de socialização e ajustamento. Tal prática é capaz de combater a agressividade, canalizando o excesso de energia, criar meios para enfrentar o isolacionismo, desenvolver o espírito de iniciativa e a auto-expressão, além de propiciar iguais oportunidades a todos, integrando o indivíduo ao seu meio de vivências.

Em nossa escola, a musicalização tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento global do educando; trabalhar a auto-estima, a sociabilização, a sensibilidade, a criatividade, a memória, a imaginação, a atenção, a concentração; desenvolver o senso rítmico e acuidade auditiva; despertar e ampliar o gosto pela música; treinar a habilidade de construção de instrumentos com a utilização de materiais simples e favorecer a dicção através da articulação de palavras.

Para o pleno desenvolvimento do trabalho na disciplina em questão, primeiramente se leva o aluno a apreciar a música, resgatando sempre que possível seus conhecimentos prévios de mundo e explorando o ambiente sonoro. A apreciação musical contribui na construção dos conhecimentos musicais que o estudante vai gradualmente adquirindo. Esta etapa se inicia já no primeiro ano do Ensino Fundamental, com jogos sonoros e brincadeiras que preparam para a alfabetização musical. No 4º ano deste mesmo ciclo, os alunos começam a aprender a tocar a flauta doce, conhecendo o instrumento primeiramente, com o aquecimento vocal. Além disso, propomos a leitura e reflexão de obras musicais, contextualização do conhecimento e também a execução prática de conceitos variados.

COLÉGIO ÁPICE NOS ESPORTES

Quadras

Nada melhor para desenvolver a cooperação, limites, espírito de equipe e confiança do que o esporte. Por isso, o COLÉGIO ÁPICE investe e apóia seus atletas em diversas modalidades. O resultado são jovens mais companheiros e inúmeras conquistas de títulos em torneios locais.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Laboratório de Ciências

Contendo modernos equipamentos, reagentes e vidrarias, o Laboratório Científico do COLÉGIO ÁPICE é utilizado para enriquecer ainda mais as aulas de Química, Ciências, Biologia e outras disciplinas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Os alunos têm a oportunidade de utilizar as aulas no Laboratório para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Através de diversos experimentos, eles podem visualizar efetivamente os conceitos apresentados, interagindo e participando ativamente de todo o processo. As aulas em Laboratório são agendadas pelos docentes, que sempre acompanham os estudantes no ambiente em questão, avaliando seu interesse, desenvolvimento e prezando pela segurança de todos.

Essa “magia” que essas aulas proporcionam, incentiva os alunos em seu estudo e aguça a curiosidade dos mesmos para desenvolverem trabalhos em áreas correlatas. Ao entrar em contato com uma realidade até então abstrata, os discentes acabam por apresentar maior interesse e motivação para aprender novos conteúdos.