Loading

Diferenciais

Além de toda nossa estrutura e metodologia de ensino, o Colégio Ápice oferece um atendimento diferenciado, priorizando as particularidades e o ritmo de desenvolvimento de cada um. Nossas salas de aula têm capacidade para um número limitado de estudantes, com uma média de 25 alunos por sala, fato que garante a qualidade de ensino e a dedicação do professor, com a devida atenção na evolução e dificuldades de cada aluno. Além disso, prezamos por conceitos como educação, respeito e solidariedade, fundamentais no contexto atual e mundo globalizado.

O Colégio Ápice conta com uma parceria estabelecida entre instituição e profissional especializado na área de psicologia para acolhimento emocional dos alunos. Essa iniciativa visa atender crianças e adolescentes em suas demandas emocionais, com carinho e direcionamento, de modo que possam se sentir acolhidos e ouvidos. Sempre que preciso, há o direcionamento de comportamentos, organização e outras ações que visam o bem-estar coletivo e individual.

As atividades extra classe são propostas a fim de se complementar o aprendizado em sala de aula, sendo assim uma parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Em tais situações, os alunos podem aprender de uma maneira mais prazerosa, realizando experiências e vivenciando efetivamente os conteúdos apresentados. Tais atividades incluem visitas a teatros, parques, feiras culturais, acantonamentos, viagens, passeios de integração das turmas, entre outras; todas estas atendendo ao projeto pedagógico do Colégio. Para cada situação, enviaremos com antecedência informativos contendo a programação e os custos previstos, para análise e confirmação dos responsáveis.

Partindo do pressuposto que nossa cidade vem enfrentando inúmeros problemas causados pela violência, roubos e agressões, o Colégio Ápice tem a preocupação de oferecer uma rede completa de segurança para seus alunos, investindo nos mais modernos recursos existentes. Contamos com um circuito interno de câmeras de vigilância utilizados por funcionários autorizados para que possamos monitorar o fluxo de alunos nas dependências da Instituição. As imagens não podem ser divulgadas para pais e responsáveis.

Sempre buscando formar cidadãos conscientes e bem preparados, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental trabalhamos com o Programa Gênio das Finanças em aulas de Educação Financeira já previstas na grade curricular, ou seja, em horário normal de aula.

O Gênio das Finanças é um programa de Educação Financeira Comportamental, baseado em conceitos da Educação, Psicologia e Economia, que tem como objetivo formar estudantes financeiramente mais saudáveis, que sabem planejar e tomar atitudes conscientes para a realização de seus sonhos.

Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entende a educação financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar, o Programa envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças.

 

É crescente a demanda por maior preparação socioemocional de crianças e jovens para lidar com as mais diversas situações cotidianas e desafios que se impõe na modernidade. Assim, a partir dos 3 anos, ainda na Educação Infantil, até o 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhamos com o Programa Escola da Inteligência em aulas já previstas na grade curricular, ou seja, em horário normal de aula.

A Escola da Inteligência enxergou a necessidade de ensinar inteligência emocional desde a infância e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, há mais de uma década, trabalha as habilidades e as competências socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil. A importância desse trabalho nunca foi tão evidente como agora, quando ONU, Fórum Econômico Mundial e MEC apontam como necessário esse complemento ao ensino cognitivo.

O programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas do Dr. Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente a formação de pensadores.


  
 



Nada melhor para desenvolver a cooperação, limites, espírito de equipe e confiança do que o esporte. Por isso, o COLÉGIO ÁPICE investe e apóia seus atletas em diversas modalidades. O resultado são jovens mais companheiros e inúmeras conquistas de títulos em torneios locais.

Contendo modernos equipamentos, reagentes e vidrarias, o Laboratório Científico do COLÉGIO ÁPICE é utilizado para enriquecer ainda mais as aulas de Química, Ciências, Biologia e outras disciplinas. Os alunos têm a oportunidade de utilizar as aulas no Laboratório para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Através de diversos experimentos, eles podem visualizar efetivamente os conceitos apresentados, interagindo e participando ativamente de todo o processo. As aulas em Laboratório são agendadas pelos docentes, que sempre acompanham os estudantes no ambiente em questão, avaliando seu interesse, desenvolvimento e prezando pela segurança de todos.

 

Essa “magia” que essas aulas proporcionam incentiva os alunos em seu estudo e aguça a curiosidade dos mesmos para desenvolverem trabalhos em áreas correlatas. Ao entrar em contato com uma realidade até então abstrata, os discentes acabam por apresentar maior interesse e motivação para aprender.

Em nossa escola, a formação da personalidade do educando, encarada sob seu aspecto global, tem na música o mais alto elemento de socialização e ajustamento. Tal prática é capaz de combater a agressividade, canalizando o excesso de energia, criar meios para enfrentar o isolacionismo, desenvolver o espírito de iniciativa e a auto-expressão, além de propiciar iguais oportunidades a todos, integrando o indivíduo ao seu meio de vivências.

 

Em nossa escola, a musicalização tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento global do educando; trabalhar a auto-estima, a sociabilização, a sensibilidade, a criatividade, a memória, a imaginação, a atenção, a concentração; desenvolver o senso rítmico e acuidade auditiva; despertar e ampliar o gosto pela música; treinar a habilidade de construção de instrumentos com a utilização de materiais simples e favorecer a dicção através da articulação de palavras.

 

Para o pleno desenvolvimento do trabalho na disciplina em questão, primeiramente se leva o aluno a apreciar a música, resgatando sempre que possível seus conhecimentos prévios de mundo e explorando o ambiente sonoro. A apreciação musical contribui na construção dos conhecimentos musicais que o estudante vai gradualmente adquirindo. Esta etapa se inicia já na Educação Infantil, com jogos sonoros e brincadeiras que preparam para a alfabetização musical, que segue até o encerramento do ciclo do Ensino Fundamental. Além disso, propomos a leitura e reflexão de obras musicais, contextualização do conhecimento e também a execução prática de conceitos variados.

O Xadrez consiste num excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O Xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência.

Esta atividade é considerada como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como Matemática, Arte, História, Geografia, além da ética. A proposta de se inserir o jogo de Xadrez no processo de ensino-aprendizagem objetiva preparar o aluno para que este seja capaz de tomar decisões em situações que exijam o raciocínio rápido, buscando também formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

O Colégio Ápice disponibiliza um sistema seguro e cômodo aos Pais e Responsáveis por meio do qual é possível acessar e consultar diversas informações sobre a vida escolar de seu filho. Tal área é restrita e protegida por senha, impedindo o acesso das informações ali contidas por outros usuários. Via Portal do Aluno online (acessado na área restrita do nosso site) ou aplicativo “Colégio Ápice Sorocaba”, os responsáveis podem acessar o Boletim Escolar dos alunos, ocorrências, tarefas de casa, relatórios de desempenho, boletos de pagamento, informações de horários e aulas, comunicados, entre outros itens.

  • Baixe já! Pesquise direto nas lojas virtuais por Colégio Ápice Sorocaba ou baixe agora utilizando o QR-CODE abaixo:

O Recanto Ápice é um espaço completamente planejado e destinado aos nossos alunos. São seis mil metros quadrados repletos de área verde, onde as crianças podem se divertir, entrar em contato com a natureza, realizar experiências e viver momentos incríveis junto aos seus colegas e professores. O Recanto Ápice localiza-se no interior de um condomínio privado a apenas três minutos do paço municipal, oferecendo todo o conforto e segurança para os alunos. São agendadas visitas periódicas ao local, avisadas com antecedência e mediante autorização dos responsáveis. Os alunos têm a oportunidade de se divertir no parque, visitar e cultivar a horta e o pomar, brincar no parque, além de fazer um delicioso piquenique. Também é possível usufruir desta área para realização de experimentos e pesquisas de campo.

As nossas perspectivas são abertas aos diversos campos do saber e, com isso, acabam apontando para um modelo educacional permanente e aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo. Estamos atentos a uma realidade que se transforma a cada momento, sem, contudo, perder sua essência. O objetivo da renovação e a solidez da tradição têm sido os caminhos e os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

O Colégio Ápice dispõe de tablets de última geração e salas equipadas com notebooks para uso nas diversas áreas do conhecimento desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Com mais esses recursos, as aulas se tornam atuais e atrativas, trazendo inúmeras ferramentas e programas para agregar novos saberes e propostas ao cotidiano escolar.

Todas as salas de aula são equipadas com data show, lousa digital, caixa de som e notebook para enriquecer as aulas e facilitar o trabalho docente.

Posso ajudar ?