Ensino Fundamental – Anos finais

Vivemos num mundode incertezas e constantes transformações. O Ensino Fundamental do COLÉGIO ÁPICE prepara o aluno para saber pensar, transformar informação em conhecimentoe saber fazer escolhas críticas nas suas rotinas escolares. Com o apoio de recursos inovadores e professores que ensinam com dedicação e consciência, o aluno aprende, antes de tudo, a ser cidadão.

O contato com realidades e fontes de informações diversas amplia a capacidade pessoal doaluno e o incentiva a buscar maior autonomia intelectual. O conhecimento está integrado pelo trabalho interdisciplinar e pela contextualização. Os conteúdos contemplam o que é mais significativo para o aluno, explorando as mais variadas fontes de conhecimento e as diferentes formas de elaboração. É desenvolvido o raciocínio lógico e a visão multidisciplinar dos estudantes, que passam areceber o conhecimento como um todo. Nesta faixa etária, o sujeito torna-se mais independente e assume outras responsabilidades, estando apto a aprimorar sua argumentação, discussão e caráter investigativo.

O Ensino Fundamenta ldo 6º ao 9º ano é concebido como a fase do “fundamento para a vida” e, portanto, base para o direcionamento das ações pedagógicas do Ensino Médio. Assim, são objetivos gerais que os alunos sejam capazes de adotar no cotidiano atitudes de solidariedadee cooperação, utilizar o diálogo como forma de mediação e tomada de decisões, e conhecer a si mesmos, sendo tolerantes com suas limitações e perseverantes nabusca do aprimoramento pessoal. Estando cada vez mais independentes, os alunos preparam-se para entrar numa nova etapa da vida.

HORÁRIOS

TURMA

UNIFORME ESCOLAR

Uniforme obrigatório na cor azul marinho

Blusa de moletom branca modelo padrão

Tênis de solado não escorregadio

MATERIAL DIDÁTICO

O material didático destinado ao Ensino Fundamental foi planejado com o objetivo de levar o estudante a ter uma melhor compreensão de textos dos mais diversos gêneros e ter a capacidade de realizar as atividades com autonomia. As propostas apresentadas têm caráter moderno e estimulante, trazendo trabalhos em grupo, solução colaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade e melhor compreensão e apreensão dosconteúdos.

Toda proposta pedagógica do COLÉGIO ÁPICE fundamenta-se na construção do conhecimento e formação de valores. O aluno, ao mesmo tempo em que constrói, apropria-se dos saberes produzidos pelo próprio homem através dos tempos.

Relacionado a esta metodologia, o COLÉGIO ÁPICE adotou um material didático e o acompanhamento pedagógico do Sistema de Ensino Dom Bosco, cuja abordagem é sociointeracionista, adequando-se às nossas propostas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Os conteúdos são introduzidos pelo professor de maneira dinâmica, através de jogos e brincadeiras que estimulam o aluno a pensar, desenvolvendo-o como um indivíduo crítico, capaz desolucionar racionalmente os problemas e de transformar a realidade em que vive. Há o protagonismo do educador e do discente, os quais desenvolvem em conjuntoas várias formas de competências e habilidades por meio de atividades que nãose restringem à sala de aula.

ITENS ADICIONAIS:

O uso diário do uniforme escolar completo é obrigatório. Não é permitido o uso de bonés, gorros, chapéus, óculos escuros e outros acessórios desta natureza nas dependências do Colégio.

A fim de evitar perdas, solicitamos que todas as peças contenham o nome do aluno escrito com caneta permanente ou para tecido. As peças deverão estar bem conservadas e não poderão ser modificadas ou inovadas.

PONTOS DE VENDA

FOCCUS UNIFORMES ESCOLARES

Rua Esther Bueno de Camargo, 79 – Cidade Jardim Contato: (15) 3221-5064 / (15) 99168-0061

ORIGEM CONFECÇÕES

Avenida General Osório, 1079 – Vila Trujillo – Sorocaba Contato: (15) 3233-3305 / (15) 98830-4942

É DESENVOLVIDO O RACIOCÍNIO LÓGICO E A VISÃO MULTIDISCIPLINAR DOS ESTUDANTES

Os alunos começam a absorver o conhecimento de forma integral. Nesse período específico, os indivíduos desenvolvem uma maior independência intelectual.

A autonomia conquistada nessa fase proporciona não apenas um domínio mais profundo dos conteúdos curriculares, mas também um desenvolvimento mais abrangente das habilidades cognitivas e sociais.

Os estudantes são encorajados a questionar, explorar e analisar informações de maneira crítica, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma mentalidade investigativa que será valiosa em diferentes áreas da vida.

LÍNGUA PORTUGUESA

REDAÇÃO

MATEMÁTICA

GEOGRAFIA

CIÊNCIAS

FILOSOFIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

MUSICA

ARTE

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

INGLÊS

ESPANHOL

TREINAMENTOS ESPORTIVOS

OFICINA DE XADREZ

OFICINA DE TECNOLOGIA

OFICINA DE DANÇA

OFICINA DE MÚSICA

APOIO PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

APOIO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA

6° ao 9° ano do Ensino Fundamental

Os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental dispõem de um intervalo para o lanche no período regular.

Este, por sua vez, pode ser trazido de casa ou adquirido na cantina do Colégio. Buscamos sempre incentivar os nossos alunos a optarem por um lanche saudável, adotando uma alimentação balanceada contendo os mais diversos tipos de alimentos.

Seguindo esta prática, nossa cantina não possui frituras, pirulitos, salgadinhos, entre outros itens. A tabela de preços e relação de itens da cantina também se encontra disponível em nosso site.

LISTA DE MATERIAIS

Todo material escolar deve ser identificado com o nome completo e a série do aluno. Solicitamos que os materiais de uso diário sejam repostos sempre que necessário, pois o cuidado e organização dos pertences é de responsabilidade do discente.

6° ano

7° ano

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS FAMÍLIAS

PARA SABER MAIS E PARA ORIENTAÇÕES GERAIS, CONFIRA NOSSO LIVRETO CONTENDO INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO.