O ciclo do Ensino Fundamental compreende diferentes etapas que se sucedem e oferecem uma formação integral aos alunos. Nesta parte do ciclo escolar, os valores ganham ainda mais consistência, a personalidade se consolida. A fase Fundamental compreende as classes do 1º ao 9º ano, período em que o conhecimento adquire novas formas de manifestação na vida prática. A busca da autonomia, atitudes pensadas sobre aspectos do cotidiano, responsabilidade social e ambiental e grandesdescobertas em várias áreas de conhecimento, são algumas conquistas dascrianças neste ciclo estudantil.
Após osprimeiros ensinamentos básicos, estimulam-se agora as competências ehabilidades de cada aluno de uma maneira particular e individualizada. A escoladeve ser um local capaz de proporcionar o crescimento intelectual do sujeito etambém de sua sociabilidade.
Nesta fase, temoscomo principal objetivo que o aluno aprenda a construir seu próprioconhecimento de uma maneira autônoma e motivado por sua curiosidade einteresse. Somado a isso, o COLÉGIO ÁPICE preocupa-se em transmitir valoreshumanos universais, como amizade, respeito e valorização. Para tanto, é realizadoum trabalho de estímulo à reflexão, que inclui a utilização de livros, vídeos, filmes,revistas e jornais, aplicativos e outros materiais alternativos. O contato comrealidades e fontes de informações diversas amplia a capacidade pessoal doaluno e incentiva-o a buscar maior autonomia intelectual.
O material didático destinado ao Ensino Fundamental foi planejado com o objetivo de levar o estudante a ter uma melhor compreensão de textos dos mais diversos gêneros e ter a capacidade de realizar as atividades propostas com autonomia. As propostas apresentadas têm caráter moderno e estimulante, trazendo trabalhos em grupo, solução colaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade e melhor compreensão e apreensão dos conteúdos.
Toda proposta pedagógica do COLÉGIO ÁPICE fundamenta-se na construção do conhecimento eformação de valores. O aluno, ao mesmo tempo em que constrói, apropria-se dos saberes produzidos pelo próprio homem através dos tempos.
Relacionado aesta metodologia, o COLÉGIO ÁPICE adotou um material didático e o acompanhamento pedagógico do Sistema de Ensino Dom Bosco, cuja abordagem é sociointeracionista, adequando-se às nossas propostas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
Os conteúdos são introduzidos pelo professor de maneira dinâmica, através de jogos e brincadeiras que estimulam o aluno a pensar, desenvolvendo-o como um indivíduo crítico, capaz de solucionar racionalmente os problemas e de transformar a realidade em que vive. Trata-se de uma proposta que visa despertar o mundo da fantasia nas crianças através de muita diversão, encantamento e aprendizado.
As propostas apresentadas têm caráter moderno e estimulante, trazendo trabalhos em grupo, soluçãocolaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade e melhor compreensãoe apreensão dos conteúdos.
O uso diário do uniforme escolar completo é obrigatório. Não é permitido o uso de bonés, gorros, chapéus, óculos escuros e outros acessórios desta natureza nas dependências do Colégio.
A fim de evitar perdas, solicitamos que todas as peças contenham o nome do aluno escrito com caneta permanente ou para tecido. As peças deverão estar bem conservadas e não poderão ser modificadas ou inovadas.
Rua Esther Bueno de Camargo, 79 – Cidade Jardim Contato: (15) 3221-5064 / (15) 99168-0061
Avenida General Osório, 1079 – Vila Trujillo – Sorocaba Contato: (15) 3233-3305 / (15) 98830-4942
No cotidiano escolar são utilizados os mais diversos tipos de tecnologias visando aproximar as situações de aprendizagem da realidade dos alunos, deixando-as mais significativas.
Tendo um papel de mediador e facilitador da aprendizagem, o professor busca ressaltar sempre as potencialidades de cada estudante em suas tarefas diárias, oportunizando um aprendizado mais prazeroso. Tem como principal objetivo transformar o aluno num indivíduo capaz de solucionar problemas e refletir sobre o mundo circundante.
Tem como principal objetivo transformar o aluno num indivíduo capaz de solucionar problemas e refletir sobre o mundo circundante.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental têm um horário específico de lanche e os alimentos são oferecidos pelo Colégio de acordo com o cardápio mensal. Visando uma alimentação saudável, as crianças serão estimuladas a beber sucos de sabores diferenciados e a comer os itens fornecidos, buscando um cardápio equilibrado quanto aos valores nutricionais.
Os alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental dispõem de um intervalo para o lanche no período regular. Este, por sua vez, pode ser trazido de casa ou adquirido na cantina do Colégio. Buscamos sempre incentivar os nossos alunos a optarem por um lanche saudável, adotando uma alimentação balanceada contendo os mais diversos tipos de alimentos. Seguindo esta prática, nossa cantina não possui frituras, pirulitos, salgadinhos, entre outros itens. A tabela de preços e relação de itens da cantina também se encontra disponível em nosso site.
Todo material escolar deve ser identificado com o nome completo e a série do aluno. Solicitamos que os materiais de uso diário sejam repostos sempre que necessário, pois o cuidado e organização dos pertences é de responsabilidade do discente.