Siga nossas redes sociais!

Nossa História

Para o COLÉGIO ÁPICE, a evolução não é um mundo à parte, mas um mundo todo seu.

Em 1990 foi inaugurado o berçário “Nana-Nenê”, o qual funcionava através do sistema “hotelzinho”. Os atuais proprietários do Colégio Ápice buscavam dia a dia oferecer todo o cuidado e qualidade aos seus bebês, além de dar a devida atenção e adequar-se às necessidades dos pais.

Sem o auxílio de funcionários, eles ocupavam os cargos de cozinheiros, faxineiros, porteiros e se desdobravam para atender os pequeninos. Aos poucos, o número de crianças foi se elevando e, a partir de então, tiveram a certeza de que poderiam fazer a diferença na área da educação na cidade de Sorocaba.

Com o passar do tempo, os bebês foram crescendo, tendo obrigatoriamente que deixar a escola devido à ausência de classes que abrangessem uma faixa etária superior.

Porém, a maior parte dos pais e responsáveis questionavam a possibilidade de o pequeno estabelecimento dar continuidade no ciclo estudantil de seus filhos.

Motivados pela vontade de manter seus alunos matriculados e vê-los crescer, os proprietários fundaram o “Nana-Nenê – Berçário e Educação Infantil”.

A escola foi crescendo junto aos seus alunos, se adaptando às novas necessidades, se dedicando intensamente ao ofício e inaugurando cada classe vagarosamente.

No ano de 2001, o “Nana-Nenê”, já com um espaço bem mais amplo e um maior número de alunos, deu lugar ao Colégio Ápice, inaugurando o ciclo do Ensino Fundamental.

Assim, o Colégio continuou crescendo e ficando cada vez mais conhecido devido a excelência de seu trabalho e total dedicação aos seus alunos. Em 2011, acabou-se por instaurar o Ensino Médio na instituição a fim de abrir as portas do mundo adulto para os estudantes de uma maneira completa e pautada em valores e princípios. Pretendemos continuar crescendo e cada vez mais melhorando nossos serviços com qualidade e dedicação.

RESUMIMOS A NOSSA FILOSOFIA EM QUATRO PALAVRAS:

Seriedade

Competência

Consciência

Dedicação

NÃO NOS PREOCUPAMOS APENAS COM APRENDIZADO, MAS TAMBÉM COM A TRANSMISSÃO DE VALORES E A FORMAÇÃO PARA CIDADANIA!

Nossa Fundamentação

A concepção de ensino e aprendizagem do Colégio Ápice está apoiada em perspectivas que trazem soluções para o desenvolvimento do aluno.

Baseadas em pressupostos sociointeracionistas, as propostas apresentam-se voltadas para formação de cidadãos conscientes, explorando o senso crítico junto a valores como cidadania, respeito, cooperativismo e solidariedade.

A melhor experiência de aprendizagem é ÁPICE

Além de toda nossa estrutura e metodologia de ensino, o Colégio Ápice oferece um atendimento diferenciado para cada estudante. Conheça alguns dos diferenciais que fazem do COLÉGIO ÁPICE uma referência em educação para Sorocaba e região.

O Colégio Ápice conta com uma parceria estabelecida entre instituição e profissional especializado na área de psicologia para acolhimento emocional dos alunos. Essa iniciativa visa atender crianças e adolescentes em suas demandas emocionais, com carinho e direcionamento, de modo que possam se sentir acolhidos e ouvidos. Sempre que preciso, há o direcionamento de comportamentos, organização e outras ações que visam o bem-estar coletivo e individual.

Partindo do pressuposto que nossa cidade vem enfrentando inúmeros problemas causados pela violência, roubos e agressões, o Colégio Ápice tem a preocupação de oferecer uma rede completa de segurança para seus alunos, investindo nos mais modernos recursos existentes. Contamos com um circuito interno de câmeras de vigilância utilizado por equipe autorizada para que possamos monitorar o fluxo de alunos nas dependências da Instituição.

Sempre buscando formar cidadãos conscientes e bem preparados, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental trabalhamos com o Programa Gênio das Finanças em aulas de Educação Financeira já previstas na grade curricular, ou seja, em horário normal de aula.

O Gênio das Finanças é um programa de Educação Financeira Comportamental, baseado em conceitos da Educação, Psicologia e Economia, que tem como objetivo formar estudantes financeiramente mais saudáveis, que sabem planejar e tomar atitudes conscientes para a realização de seus sonhos.
Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que entende a educação financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar, o Programa envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças.

É crescente a demanda por maior preparação socioemocional de crianças e jovens para lidar com as mais diversas situações cotidianas e desafios que se impõe na modernidade. Assim, a partir dos 3 anos, ainda na Educação Infantil, até o 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhamos com o Programa Escola da Inteligência em aulas já previstas na grade curricular, ou seja, em horário normal de aula.

A Escola da Inteligência enxergou a necessidade de ensinar inteligência emocional desde a infância e foi pioneira no desenvolvimento de um programa completo que, há mais de uma década, trabalha as habilidades e as competências socioemocionais pelas escolas particulares de todo o Brasil. A importância desse trabalho nunca foi tão evidente como agora, quando ONU, Fórum Econômico Mundial e MEC apontam como necessário esse complemento ao ensino cognitivo.

O programa é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, resultado de 30 anos de estudos e pesquisas do Dr. Augusto Cury, que analisa o funcionamento da mente a formação de pensadores.

Nada melhor para desenvolver a cooperação, limites, espírito de equipe e confiança do que o esporte. Por isso, o COLÉGIO ÁPICE investe e apóia seus atletas em diversas modalidades. O resultado são jovens mais companheiros e inúmeras conquistas de títulos em torneios locais.

Contendo modernos equipamentos, reagentes e vidrarias, o Laboratório Científico do COLÉGIO ÁPICE é utilizado para enriquecer ainda mais as aulas de Química, Ciências, Biologia e outras disciplinas. Os alunos têm a oportunidade de utilizar as aulas no Laboratório para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Através de diversos experimentos, eles podem visualizar efetivamente os conceitos apresentados, interagindo e participando ativamente de todo o processo. As aulas em Laboratório são agendadas pelos docentes, que sempre acompanham os estudantes no ambiente em questão, avaliando seu interesse, desenvolvimento e prezando pela segurança de todos.

Essa “magia” que essas aulas proporcionam incentiva os alunos em seu estudo e aguça a curiosidade dos mesmos para desenvolverem trabalhos em áreas correlatas. Ao entrar em contato com uma realidade até então abstrata, os discentes acabam por apresentar maior interesse e motivação para aprender.

Em nossa escola, a formação da personalidade do educando, encarada sob seu aspecto global, tem na música o mais alto elemento de socialização e ajustamento. Tal prática é capaz de combater a agressividade canalizando o excesso de energia, criar meios para enfrentar o isolacionismo, desenvolver o espírito de iniciativa e a autoexpressão, além de propiciar iguais oportunidades a todos, integrando o indivíduo ao seu meio de vivências.

Em nossa escola, a musicalização tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento global do educando; trabalhar a autoestima, a sociabilização, a sensibilidade, a criatividade, a memória, a imaginação, a atenção, a concentração; desenvolver o senso rítmico e acuidade auditiva; despertar e ampliar o gosto pela música; treinar a habilidade de construção de instrumentos com a utilização de materiais simples e favorecer a dicção através da articulação de palavras.

Para o pleno desenvolvimento do trabalho na disciplina em questão, primeiramente se leva o aluno a apreciar a música, resgatando sempre que possível seus conhecimentos prévios de mundo e explorando o ambiente sonoro. A apreciação musical contribui na construção dos conhecimentos musicais que o estudante vai gradualmente adquirindo. Esta etapa se inicia já na Educação Infantil, com jogos sonoros e brincadeiras que preparam para a alfabetização musical, que segue até o encerramento do ciclo do Ensino Fundamental. Além disso, propomos a leitura e reflexão de obras musicais, contextualização do conhecimento e também a execução prática de conceitos variados.

Pensando no desenvolvimento de nossos alunos de forma global e nas diversas instâncias, oferecemos algumas atividades extracurriculares que podem ser praticadas conforme o interesse individual, incluindo aulas de apoio pedagógico e oficinas de livre participação para os alunos nas modalidades de dança, tecnologia, música, xadrez, teatro, treinamentos esportivos e olimpíadas de disciplinas específicas. Os horários dessas aulas são em contraturno e divulgados no início do ano letivo.

O Colégio Ápice disponibiliza um Portal do Aluno online seguro e cômodo aos Pais e Responsáveis por meio do qual é possível acessar e consultar diversas informações sobre a vida escolar de seu filho. Tal área é restrita e protegida por senha, impedindo o acesso das informações ali contidas por outros usuários. Via Portal do Aluno online (acessado na área restrita do nosso site) ou aplicativo “Colégio Ápice Sorocaba”, os responsáveis podem acessar o Boletim Escolar dos alunos, ocorrências, tarefas de casa, relatórios de desempenho, boletos de pagamento, informações de horários e aulas, comunicados, entre outros itens.

O Recanto Ápice é um espaço completamente planejado e destinado aos nossos alunos com 6.000 m² repletos de área verde, em que crianças podem se divertir, entrar em contato com a natureza, realizar experiências e viver momentos incríveis junto aos colegas e professores. O Recanto Ápice localiza-se no interior de um condomínio privado a apenas três minutos do paço municipal, oferecendo todo o conforto e segurança. São agendadas visitas periódicas ao local, avisadas com antecedência e mediante autorização dos responsáveis. Lá, é possível se divertir no parque, visitar e cultivar a horta e o pomar, além de fazer um delicioso piquenique. Também é possível usufruir desta área para realização de experimentos e pesquisas de campo nas diversas faixas etárias.

 

As nossas perspectivas são abertas aos diversos campos do saber e, com isso, acabam apontando para um modelo educacional permanente e aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo. Estamos atentos a uma realidade que se transforma a cada momento, sem, contudo, perder nossa essência. O objetivo da renovação e a solidez da tradição têm sido os caminhos e os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

O Colégio Ápice dispõe de tablets de última geração e salas equipadas com notebooks, lousa digital projetor e equipamento de som para uso nas diversas áreas do conhecimento desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Com mais esses recursos, as aulas se tornam atrativas trazendo inúmeras ferramentas e programas para agregar novos saberes e propostas ao cotidiano escolar.

Nossa Equipe

Há mais de 35 anos, construímos uma história de acolhimento, encantamento e dedicação ao conhecimento mediante uma equipe altamente qualificada e que oferece a melhor experiência de aprendizagem aos alunos diariamente.

O professor deixou de ser a figura central do processo de ensino-aprendizagem para fazer parte dele, sendo estimulador, mediador e facilitador da ação pedagógica num papel ativo e responsável.

Estamos em constante atualização através de cursos nas mais diversas áreas, buscando nos aprimorar ainda mais naquilo que fazemos de melhor.

Os setores de secretaria, serviços gerais, portaria, manutenção, eventos e inspeção também permanecem diariamente à disposição das famílias e alunos.

Coordenação Pedagógica: Aline Luz Mesquita Francisco.

Nossos professores, além da vivência acadêmica e didática, trazem suas experiências de carreira, proporcionando as melhores experiências de aprendizagem.

Precisa de ajuda?